Saiba quais cuidados os idosos devem ter durante uma viagem internacional

Estereótipos relacionados à velhice levam muitas pessoas a acreditar que a rotina de um aposentado tende a ser mais monótona e solitária. Mas a verdade é que, com mais tempo livre e menos responsabilidades, esta fase pode ser encarada como o momento ideal para ter novas experiências, conhecer pessoas e lugares e aumentar a qualidade de vida.

Dentre as atitudes que promovem bem-estar, as viagens ocupam papel de destaque – podendo, inclusive, afastar doenças como a depressão. Por outro lado, pessoas com mais de 60 anos são mais vulneráveis e devem redobrar os cuidados com a saúde durante uma viagem.

Ao escolher o destino, por exemplo, fatores como acessibilidade e clima devem ser considerados, já que temperaturas muito extremas podem ser prejudiciais à saúde deste grupo de pessoas. “O idoso é totalmente apto, tem que viajar mesmo. Isso é ótimo, e o intercâmbio é muito bom! Mas é preciso tomar cuidado, por exemplo, para não ir para um país muito frio em uma época muito fria ou vice-versa, pois o idoso não se adapta tão bem a estas temperaturas”, afirma a geriatra Maisa Kairalla, coordenadora do ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP e presidente da SBGG-SP (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo. “Os idosos têm viajado para muito longe e nem sempre os recursos são ideais. Então também é indicado escolher trajetos mais calmos, com rotina mais tranquila, pois a exaustão pode prejudicar fisicamente e trazer complicações”, completa.

Visite o seu médico antes da viagem

Consultar um médico antes de embarcar está entre as principais recomendações para idosos que pretendem viajar ao exterior, especialmente se os planos incluem permanecer por um longo período de tempo fora do país.
Além disso, esse momento também é importante para a prescrição de remédios específicos – como antibióticos (que precisam de receita para que possam ser comprados no exterior) e anticoagulantes (que diminuem os riscos de acidentes vasculares durante o voo). “Quando o voo é muito longo, o idoso tem que ser orientado a caminhar no avião e a tomar a profilaxia de um anticoagulante para que viaje melhor e diminua os riscos. Isso, claro, sempre com orientação médica”, afirma Maisa Kairalla.

Contrate um seguro-viagem

Ainda segundo a geriatra, a contratação do seguro-viagem é o próximo passo para garantir uma viagem verdadeiramente segura. “A saúde do idoso é muito vulnerável e acidentes acontecem. Por isso, o seguro-viagem é importantíssimo”, explica, ressaltando também a importância de poder contar com um atendimento rápido. “Nestes casos, a demora no atendimento pode ser muito prejudicial”, diz.

Casal de idosos carrega pranchas durante o pôr do sol na praia

Sabendo da importância deste tipo de suporte, o EASY Seguro-Viagem garante agilidade e objetividade no atendimento telefônico. Assim, seus segurados podem entrar em contato com a central de qualquer lugar do mundo tendo a certeza de que serão atendidos em português e em, no máximo, 15 segundos.

Além disso, o EASY também oferece coberturas para viajantes de até 80 anos e, diferentemente das demais práticas de mercado, não reduz as coberturas nestes casos. “É importante ficar atento, pois a maioria dos seguros cobra a mais e reduz a cobertura em 50% para idosos. Já o EASY não diminui a cobertura”, afirma Anna Angotti, diretora comercial do seguro-viagem EASY.

Tenha as medicações mais importantes com você

Tendo em vista que nem sempre é fácil encontrar (e ter permissão para comprar) remédios no exterior, lembre-se de preparar um kit com as suas principais medicações e certifique-se de estar levando quantidade suficiente para toda a viagem.

Segundo a geriatra Maisa Kairalla, os remédios que não podem faltar são os anti-inflamatórios, os analgésicos e os antibióticos – principalmente para infecções de urina e respiratórias.

Saiba como levar medicamentos na viagem

Respeite o seu corpo

Por mais que desembarcar em uma cidade totalmente desconhecida seja excitante (e a primeira vontade seja a de sair explorando tudo a pé), não se esqueça de respeitar as limitações do seu corpo. Assim, intercale passeios agitados com momentos de descanso, lembre-se de tomar bastante líquido, de controlar a exposição excessiva ao sol e de fazer refeições leves e nutritivas.

Atente-se, também, para seguir tomando suas medicações de uso contínuo no momento correto, pois muitas vezes a rotina agitada da viagem pode levar ao esquecimento.

Ainda assim, a Dra. Maisa ressalta a importância deste tipo de experiência na vida de um idoso.  “O idoso não é limitado e deve ser encorajado a viajar. A velhice é só mais uma fase e deve ser encorajada com otimismo.”, diz.

Está com viagem marcada para o exterior? Faça já o seu seguro-viagem internacional EASY e evite preocupações!

EASY - Seguro Viagem Internacional

EASY - Seguro Viagem Internacional

Desde 1961, o seguro viagem EASY possui a mais completa cobertura para oferecer a você serviços essenciais durante a sua viagem. O EASY conta com a chancela da OMINT, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com estrutura médica própria - muito mais do que apenas uma seguradora. Você conta com atendimento 24 horas, em português, feito por uma equipe completa de especialistas em saúde, além do suporte de médicos brasileiros.

Deixe uma resposta