Como levar medicamentos na viagem

Depois de separar as suas melhores roupas, organizar os produtos de higiene e de encontrar um espacinho para os acessórios, é importante dedicar um tempo para a organização do seu kit de remédios. Afinal, é preciso estar prevenido para que nenhum imprevisto seja capaz de estragar a sua viagem.

Mas quais remédios é preciso levar? Há alguma restrição em relação às substâncias que podem ser transportadas na bagagem de mão? É preciso ter prescrição médica para comprar medicamentos no exterior?

Para responder a estas dúvidas e ajudar no seu planejamento, reunimos, abaixo, algumas dicas relacionadas ao assunto. Confira!

Prescrições médicas e cuidados gerais antes do embarque

O Ministério da Saúde orienta que todos consultem um médico no período entre quatro e oito semanas antes de embarcar para o exterior, informem-no sobre seu roteiro e peçam “orientações sobre cuidados para proteção contra doenças e lesões”. E, se este tipo de cuidado já é importante para todas as pessoas, para quem tem doenças crônicas, ele é indispensável.

Segundo o médico Roberto Debski, especialista em homeopatia e acupuntura pela ABM (Associação Médica Brasileira), é crucial que este tipo de paciente se programe com antecedência para conseguir levar a quantidade certa de medicamentos para a viagem. “O viajante deve levar consigo suas medicações de uso contínuo na dose necessária para toda a viagem, além da prescrição da medicação constando o nome genérico para caso haja necessidade de adquirir o remédio quando estiver viajando”, diz.

Além disso, o médico também alerta para a importância de manter a rotina de uso destes medicamentos nas doses e intervalos prescritos durante todo o período que estiver no exterior. “A modificação ou interrupção do uso dos medicamentos que controlam uma doença crônica, como diabetes ou  hipertensão arterial, pode causar sérias alterações à saúde, o que pode comprometer o bem-estar e estragar o que seria uma oportunidade de lazer e diversão”, afirma. “Pessoas portadoras de doenças crônicas devem ser precavidas e adquirir sempre um seguro-viagem, já que qualquer pessoa pode passar por intercorrências quando viaja para um país longínquo”, conclui.

Quais medicamentos levar para uma viagem internacional?

Não é difícil escutar relatos de pessoas que tiveram dificuldades para encontrar remédios quando estavam no exterior. É que, diferentemente do que acontece com o nome do genérico, a nomenclatura comercial das medicações varia de país para país. Então, além de levar a prescrição médica, também é indicado levar os principais remédios de uso comum com você.

Para selecioná-los, considere os impactos negativos que as mudanças de altitude, clima e alimentação podem ter na sua saúde. Afinal, cada organismo reage de uma maneira a estas novidades – e mesmo os sintomas mais leves de gripe ou alergia podem ser o suficiente para atrapalhar uma viagem. Tendo isso em vista, é aconselhável levar:

  • Analgésicos e antitérmicos, para dores e febre;
  • Antieméticos, para náuseas e enjoos;
  • Probióticos, para regular o funcionamento gastrointestinal;
  • Antialérgico, para rinite ou alergias alimentares;
  •  Anti-inflamatórios;
  •  Pomada para alergia e picada de insetos.

“Para casos mais graves ou que não melhorarem rapidamente com o uso dos medicamentos habituais, é indicado procurar um serviço médico na localidade de destino, a fim de ter um diagnóstico preciso e início de tratamento específico”, completa o Debski.

Como levar medicamentos na bagagem de mão?

 Procure levar com você apenas os medicamentos que serão necessários durante o voo – como remédios para dor de cabeça ou enjoo, por exemplo. Lembre-se de deixá-los em um local de fácil acesso e, de preferência, mantenha-os dentro de suas embalagens originais para facilitar a identificação pelos agentes de segurança.

Além disso, também é importante se atentar para as restrições existentes em relação ao transporte de líquidos na bagagem de mão. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), todos devem estar em frascos com capacidade para, no máximo, 100 ml, sendo transportados em embalagens plásticas transparentes.

Líquidos de dietas especiais ou de medicamentos com prescrição médica, no entanto, têm permissão para serem transportados em quantidades maiores – o que não isenta a necessidade de sua apresentação durante a inspeção de segurança.

Checklist:

  • Sempre consulte o seu médico antes de viajar;
  • Certifique-se de levar a quantidade suficiente de medicamentos para toda a viagem;
  • Se for permanecer no exterior por um período muito longo e fizer uso contínuo de medicamentos, lembre-se de levar a prescrição médica (com o nome do genérico) com você;
  • Leve em conta suas limitações e as características do destino que irá visitar na hora de preparar o kit de remédios;
  • Não embarque sem um seguro-viagem;
  • Leve apenas o necessário na bagagem de mão;
  • Atente-se para a quantidade de líquidos permitidos a bordo.
EASY - Seguro Viagem Internacional

EASY - Seguro Viagem Internacional

Desde 1961, o seguro viagem EASY possui a mais completa cobertura para oferecer a você serviços essenciais durante a sua viagem. O EASY conta com a chancela da OMINT, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com estrutura médica própria - muito mais do que apenas uma seguradora. Você conta com atendimento 24 horas, em português, feito por uma equipe completa de especialistas em saúde, além do suporte de médicos brasileiros.

Deixe uma resposta