Viajar durante a gravidez: saiba quais cuidados tomar no exterior

Seja para montar o enxoval ou até mesmo para relaxar antes da chegada do bebê, uma viagem internacional pode estar nos planos de muitas mulheres durante a gravidez. E neste período onde todo cuidado é fundamental, algumas dicas podem fazer a diferença para quem deseja viajar com tranquilidade.

A primeira é escolher um seguro-viagem de qualidade. Para o ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana Rodrigo da Rosa Filho, autor do livro “Ginecologia e Obstetrícia- Casos Clínicos”, a pesquisa é fundamental para acertar nesta escolha. “Recomenda-se que a gestante faça uma pesquisa intensa e escolha o produto que melhor se adequar às suas necessidades. Além, é claro, de sempre contar com a aprovação de seu obstetra”, diz o médico.

Anna Angoti, diretora comercial do seguro-viagem internacional EASY, ressalta a importância de se atentar às condições de cobertura de cada empresa, pois nem todos os seguros-viagem cobrem assistência médica para gestantes. “É fundamental que o passageiro esteja ciente da cobertura do seguro-viagem contratado. No caso das grávidas, é preciso ficar atenta até qual semana da gestação o plano cobre e quais emergências estão cobertas. No EASY, nós cobrimos até a 34º semana de gravidez para qualquer tipo de emergência, incluindo o parto emergencial”, diz Anna.

Acesso a exames e ultrassonografias emergenciais, além de cobertura para partos de emergência e prematuros são os itens listados como indispensáveis em um seguro-viagem para grávidas, segundo Rosa Filho. Portanto, antes de contratar um seguro-viagem para grávidas, é fundamental solicitar um relatório detalhado sobre a sua cobertura, incluindo a cláusula sobre a gestação.

Mulher grávida bebe café em pier durante viagem ao exterior

É importante lembrar que viajar com um seguro-viagem que cubra despesas médicas é fundamental para qualquer pessoa que pretende embarcar para o exterior. Isso porque conseguir um médico e um hospital para atendimentos emergenciais no exterior nem sempre é fácil – sem contar com as surpresas financeiras desagradáveis que uma simples consulta pode gerar.

Dicas para que grávidas tenham uma viagem tranquila

  • Consulte um médico obstetra antes de viajar

É fundamental que a gestante esteja autorizada pelo médico obstetra a viajar. “Recomenda-se viajar entre o terceiro e o sétimo mês de gestação (preferencialmente até a 32ª semana). Antes disso​,  o feto ainda está em formação, e após esse período há risco de parto prematuro. Mulheres com gestações múltiplas (de dois ou mais bebês) devem tomar cuidado redobrado. É recomendável​​ não viajar a partir da 28ª semana. Para todos os casos, é prudente consultar o obstetra antes de viajar”, afirma o ginecologista e obstetra Rodrigo da Rosa Filho. O médico recomenda, ainda, que a gestante verifique as restrições do embarque da companhia aérea. “Atente-se para as informações que o atestado médico ​deve conter ​e a partir de qual idade gestacional a viagem não é permitida sem a presença de um médico”.

  • Mantenha-se ativa durante o voo

Escolher uma poltrona com espaço para esticar as pernas e no corredor para ter mais comodidade para usar o banheiro são algumas das dicas que podem fazer a diferença para mulheres grávidas durante um voo para o exterior. “É recomendado usar meias de média compressão durante a viagem para evitar o inchaço. Caminhar um pouco e fazer exercícios com as pernas quando estiver sentada também pode ajudar”, recomenda Rodrigo da Rosa Filho. Manter-se hidratada e utilizar lubrificante nasal (soro) para enfrentar o ar seco também são atitudes que ajudam a aumentar o conforto da gestante durante o voo e diminuir o risco de infecções virais. No dia anterior e durante o voo, recomenda-se que a grávida evite alimentos que produzem gases e também bebidas diuréticas. “De forma geral, é importante que a gestante mantenha uma dieta saudável e equilibrada e que se alimente, no mínimo, a cada três horas, para evitar hipoglicemia e náuseas”, acrescenta o médico.

  • Cuide da sua saúde no exterior

Durante a viagem internacional, a gestante deve levar em consideração algumas questões como altitude e exposição ao calor em excesso. “Ao chegar ao destino, ​recomenda-se evitar atividades que ofereçam risco de queda ou traumas. Mergulho e esportes envolvendo mudanças de pressão também não são ​indicados ​devido ao risco de formação de bolhas de ar no sangue. ​Banheiras de hidromassagem e banhos de ofurô muito quentes, assim como saunas​, devem ser evitados”, diz o médico Rodrigo da Rosa Filho.  Alimentos industrializados, calóricos e com excesso de açúcar e gordura também devem ser evitados pelas grávidas em qualquer lugar do mundo. “É importante que ela fique atenta para não passar mais de ​três​ horas sem se alimentar. ​ Uma boa saída é incluir na mala de mão lanchinhos como barras de cereal, frutas secas ou ​alternativas integrais, bem como garrafa de água para beber com frequência e evitar a desidratação”.

Quer saber mais sobre as coberturas para grávidas do EASY seguro-viagem internacional?

EASY - Seguro Viagem Internacional

EASY - Seguro Viagem Internacional

Desde 1961, o seguro viagem EASY possui a mais completa cobertura para oferecer a você serviços essenciais durante a sua viagem. O EASY conta com a chancela da OMINT, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com estrutura médica própria - muito mais do que apenas uma seguradora. Você conta com atendimento 24 horas, em português, feito por uma equipe completa de especialistas em saúde, além do suporte de médicos brasileiros.

Deixe uma resposta