Como agir ao ficar doente no exterior

O que fazer caso eu fique doente no exterior?

Após uma refeição durante seu intercâmbio em Nova York, o estudante Ricardo Ferrari, 23 anos, engoliu um pequeno pedaço de palito sem perceber. Começou a se sentir mal e teve que ser hospitalizado. “Os profissionais que me atenderam encontraram a carteirinha do seguro e fizeram o contato inicial. Os atendentes do EASY cuidaram de tudo, inclusive do contato com meus pais e o transporte deles até os EUA”, conta ele. “Fiquei 21 dias internado e fiz três cirurgias no local. Ter um seguro que cobrisse minhas despesas foi essencial, pois a conta do hospital passou de US$ 300 mil. Apesar do susto, a recuperação foi ótima”. Como Ricardo bem sabe, emergências improváveis podem acontecer até no exterior. E, na hora do susto, várias dúvidas passam pela cabeça do viajante. Para ajudar, respondemos às principais questões e elaboramos um passo a passo sobre como agir se você ficar doente no exterior.

Antes de tudo, escolha um bom seguro-viagem internacional

Um bom seguro viagem deve cobrir atendimentos emergenciais, como gripe, viroses, febre, dores em geral, acidentes etc. Mas ele não oferece atendimento exclusivo para prescrição de medicamentos e consultas eletivas, por exemplo – e, claro, não cobre aquele check-up completo.

Considerado um dos melhores seguros segundo avaliação da Proteste, divulgada em fevereiro de 2017, o EASY, Seguro Viagem Internacional tem uma equipe de médicos brasileiros à disposição 24 horas por dia, oferece cobertura odontológica e prevê a cobertura de doenças preexistentes. Além disso, ainda oferece benefícios exclusivos para quem está no exterior e quer evitar algum problema alimentar: a central de atendimento fornece orientação de quais são os melhores alimentos para patologias como diabetes, colesterol alto e gastrite, além de dar informações sobre como evitar alergias e intoxicações alimentares fora do país.

Fiquei doente durante a viagem. É melhor ligar para a seguradora antes ou já correr para o hospital?

Se for possível, faça a ligação anteriormente. Assim, o atendente indicará o local mais próximo e adequado para a enfermidade – e que, provavelmente, não cobrará nada do paciente.

Em caso negativo, vá direto ao hospital mais próximo e ligue para a central assim que possível – de preferência antes de deixar o local, pois ela pode negociar o pagamento. De qualquer forma, lembre-se sempre de pegar os recibos e os laudos médicos.

Quais informações é preciso ter em mãos antes de ligar para o seguro?

Se o viajante ficar doente no exterior, deve ter em mãos o número do bilhete de seguro-viagem, endereço em que está e seu telefone para contato.

O que preciso informar para a seguradora ao ligar?

Embora cada situação tenha exceções, para não se atrapalhar na hora de uma emergência, o time de especialistas.

EASY Seguro Viagem Internacional elaborou um passo a passo de como agir ao ficar doente no exterior:

1. Precisa de um atendimento médico? Pegue a carteirinha EASY e os seus documentos e ligue para o número indicado.

2. Indique ao atendente em qual cidade você está, passe os seus dados e explique os sintomas para verificar a urgência do caso.

3. Após a ligação, a central EASY organizará seu atendimento médico, que poderá ocorrer em hospital, clínica ou em domicílio, dependendo da estrutura médica da cidade e da enfermidade.

4. Enquanto você aguarda o retorno, separe o seu passaporte.

5. O atendente entrará em contato novamente com você para indicar o hospital ou clínica mais próxima e como proceder para receber o atendimento médico.

6. Dirija-se ao estabelecimento indicado com os seus documentos, apresente-os na recepção e siga as instruções do atendente.

7. Após o atendimento, não se esqueça de pegar todos os recibos e laudos médicos. Isso é importante caso haja a necessidade de enviar posteriormente à seguradora. Além disso, há uma pequena possibilidade de ter que fazer algum pagamento, dependendo do local escolhido (o atendente do EASY irá informar previamente).

EASY - Seguro Viagem Internacional

EASY - Seguro Viagem Internacional

Desde 1961, o seguro viagem EASY possui a mais completa cobertura para oferecer a você serviços essenciais durante a sua viagem. O EASY conta com a chancela da OMINT, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com estrutura médica própria - muito mais do que apenas uma seguradora. Você conta com atendimento 24 horas, em português, feito por uma equipe completa de especialistas em saúde, além do suporte de médicos brasileiros.

1 comment

  1. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta para marcia Cancelar resposta