Passageiro caminha com bagagens pelo aeroporto

Como o seguro-viagem pode te ajudar em caso de extravio de bagagem

Até o mais experiente dos viajantes deve concordar que aqueles minutos esperando a bagagem em frente à esteira no salão de desembarque são capazes de causar certa tensão e ansiedade. Afinal, foram dias preparando as malas com todo cuidado e, muito provavelmente, nelas estão reunidas algumas de suas melhores roupas, acessórios e cosméticos. E se, por acaso, elas não aparecerem ali no momento esperado, os primeiros dias de sua viagem podem ser prejudicados.

Em situações como essa, a contratação de um bom seguro-viagem é fundamental. “Você nunca sabe quando vai acontecer um imprevisto. Quando você faz um seguro-viagem, você não está coberto apenas durante o período de estadia em outro país. Ele também dá cobertura relativa às bagagens.”, explica Anna Angotti, diretora comercial do EASY seguro-viagem.

Além das coberturas básicas (como de despesas médico-hospitalares e odontológicas, por exemplo), o EASY também oferece coberturas diferenciadas que podem fazer toda a diferença em momentos como este. É o caso das coberturas para bagagem. A cobertura para atraso na localização, por exemplo, garante até R$ 1mil de reembolso após as primeiras 24h de desaparecimento da mala. Já a cobertura para extravio de bagagem indeniza o valor total do prejuízo (em até R$ 10mil, dependendo do tipo de plano contratado) aqueles passageiros cujas malas não puderam ser localizadas.

Quem carrega instrumentos musicais ou equipamentos esportivos (como pranchas, bicicletas e tacos de golfe, por exemplo) também pode considerar a contratação da cobertura para danos a bagagens especiais – que dá direito à indenização para reparo ou reposição caso haja qualquer dano aos objetos durante o transporte aéreo.

Como acionar o seguro em caso de extravio de bagagem?

É imprescindível informar a companhia aérea imediatamente após constatar o sumiço da bagagem para ter direito à cobertura. Por isso, dirija-se ao balcão da empresa responsável preferencialmente quando ainda estiver no salão de desembarque, solicite o Property Irregularity Report (PIR) ou um formulário equivalente para registrar o extravio e, em seguida, entre em contato com a Central de Atendimento EASY.

Durante a ligação, é importante que você informe seu itinerário e endereço temporário no exterior – para que seus pertences possam ser levados até você caso sejam localizados.  A partir daí, o seguro seguirá trabalhando junto à companhia aérea na localização de suas bagagens. “Durante a procura pela mala, temos uma cobertura chamada Serviço de Encaminhamento e Localização de Bagagem, na qual a nossa central faz contato com a companhia diariamente para passar ao cliente uma posição sobre a localização”, explica Anna.

Além disso, o EASY também oferece reembolso de R$ 600 até R$ 1mil (dependendo do plano contratado) para a compra de roupas e artigos de higiene pessoal caso a localização de seus pertences leve mais do que 24h.*

*somente para voos de ida

Mala de viagem ao lado de um passaporte e um mapa de viagens

Extravio permanente: e se a minha bagagem não for encontrada?

Caso a companhia aérea não consiga localizar as suas malas, ela deverá decretar o extravio permanente e oferecer a indenização – calculada com base no peso da bagagem transportada.  “É partir deste momento que entramos com nossa cobertura de extravio definitivo de bagagem”, explica Anna.

Segundo ela, diferentemente das demais práticas de mercado, o EASY oferece indenização no valor total do prejuízo até o limite do plano contratado. “Na nossa cobertura, não nos importa o valor devolvido pela companhia ou quantos quilos o segurado carregava na mala. Fazemos o reembolso com base na declaração do cliente do que ele tinha na mesma e o valor estimado da peça até o limite da cobertura – que, no EASY 250, é de R$ 10mil, a melhor cobertura de mercado.”, afirma Anna.

Vale lembrar que a cobertura garante o reembolso em casos de extravio definitivo, roubo, furto qualificado, dano ou destruição da bagagem desde que os prejuízos tenham acontecido durante o período em que as malas estavam sob responsabilidade da companhia aérea.

Como solicitar a indenização por extravio de bagagem?

A equipe de atendentes EASY está disponível por telefone 24h por dia, todos os dias da semana. Além disso, a empresa oferece atendimento em português independentemente do país de origem da ligação e garante que o seu telefonema será atendido em, no máximo, 15 segundos – o que garante agilidade ainda maior na hora de resolver eventuais imprevistos.

Para ter direito à indenização por extravio definitivo de bagagem, é necessário enviar para central:

  1. Tíquete de bagagem original (com a comprovação de embarque e despacho de bagagem);
  2. Documento de reclamação por escrito junto à companhia transportadora aérea;
  3. Documento expedido pela companhia aérea reconhecendo a perda ou extravio permanente da bagagem;
  4. Recibos de possíveis indenizações pagas pela companhia;
  5. Termo de quitação da indenização paga pela companhia ou declaração de não ressarcimento;
  6. Laudos ou boletins de ocorrência de autoridade competente (se for o caso);
  7. Orçamentos de reparos ou notas fiscais (se for o caso);
  8. Declaração de inexistência de outros seguros de bagagem devidamente assinada e datada.

Quer saber mais sobre as coberturas para extravio de bagagem do EASY seguro-viagem internacional?

 

EASY - Seguro Viagem Internacional

EASY - Seguro Viagem Internacional

Desde 1961, o seguro viagem EASY possui a mais completa cobertura para oferecer a você serviços essenciais durante a sua viagem. O EASY conta com a chancela da OMINT, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com estrutura médica própria - muito mais do que apenas uma seguradora. Você conta com atendimento 24 horas, em português, feito por uma equipe completa de especialistas em saúde, além do suporte de médicos brasileiros.

Deixe uma resposta