Como agir diante de uma emergência odontológica no exterior?

Um dos piores pesadelos de todo viajante é passar por um problema odontológico sério longe de casa e de seu dentista de confiança. Mas fato é que até mesmo as pessoas mais precavidas estão sujeitas a passar por emergências no exterior.

É por isso que ter um bom seguro-viagem internacional, com coberturas abrangentes que incluam atendimentos odontológicos no exterior, é fundamental para quem não quer ter preocupações durante uma viagem.

Abaixo, separamos algumas dicas sobre como lidar com problemas odontológicos no exterior. Confira!

Prevenção é tudo

Antes de viajar, é recomendado marcar um check-up odontológico de rotina. “Fazer uma revisão para ver se está tudo certo realmente diminui a probabilidade de algum problema acontecer. Mas não deixe para ir ao dentista muito perto da viagem, pois você pode ter algum problema e ele não terá tempo de resolver”, sugere o odontologista Nelson Alfarano.

Nesta consulta, pode ser uma boa opção já realizar uma limpeza dental, especialmente se você tem algum problema na gengiva. Além disso, se você pretende fazer uma viagem mais extensa, considere tratar algum dente problemático com antecedência.

É recomendável que tratamentos dentários mais complexos, como o de canal, também já estejam concluídos antes da viagem, evitando potenciais infecções e até mesmo dores devido à mudança de pressão durante a viagem aérea. Caso não seja possível, pergunte ao seu dentista quais são as instruções para o período e que estiver viajando.

Higiene é uma ótima aliada

Manter a higiene bucal em dia durante a viagem faz toda a diferença para evitar problemas odontológicos. “Levar um kit de higiene bucal, com escova de dentes, creme e fio dental, enxaguante bucal e saliva artificial, é fundamental”, afirma Thales Wilson Cardoso, cirurgião-dentista e especialista em saúde pública.

A cirurgiã-dentista Aluete Baldon Blanco afirma que prestar atenção aos alimentos que consume também é importante para quem quer manter a saúde bucal. “Além de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar o fio dental sempre, durante a viagem, é recomendado não comer alimentos muito duros para não correr o risco de quebrar algum dente, prótese ou aparelho”, diz Aluete.

Escolha um seguro-viagem de confiança

Dor de dente devido à cárie ou problemas no canal, dentes quebrados, provisórios que se soltam, inchaço na região dos sisos e aparelhos ortodônticos ou próteses que soltam ou quebram estão entre as emergências odontológicas mais comuns, de acordo com dentistas.

Ainda que nem sempre sejam graves, estes tipos de problema incomodam e podem atrapalhar muito o fluxo de uma viagem. Por isso, se você está sentindo dor ou incômodo nos dentes, é recomendado procurar tratamento, e ter um seguro-viagem que cubra este tipo de atendimento é fundamental.

Antes de contratar um seguro-viagem, é recomendado ler as entrelinhas do plano oferecido para ter certeza de que a cobertura contempla todos os itens necessários e evitar pegadinhas. “No EASY 250, nosso plano mais completo, cobrimos USD 1500 para emergências odontológicas, inclusive preexistências. No entanto, algumas empresas não cobrem preexistência odontológica, o que é um problema, já que a maioria dos atendimentos deste tipo costuma ser em decorrência de um problema já existente”, diz Anna Angotti, diretora comercial do seguro-viagem internacional EASY.

“Além disso, muitas empresas limitam o valor da cobertura odontológica. Um exemplo disso: a empresa tem uma cobertura total de USD 1500, no entanto, ela fraciona esse valor, limitando um valor de USD 150 de cobertura por dente, o que definitivamente não é suficiente par um tratamento completo”, afirma Anna.

Para Marilene Lopes da Silva, a contratação do seguro-viagem EASY, que tem cobertura odontológica foi fundamental durante seu intercâmbio em Vancouver. “Passei por um grande incômodo durante o meu intercâmbio no Canadá: caiu um pedacinho da amálgama [liga metálica utilizada para restaurar estruturas dentárias] de um dos meus dentes”, conta Marilene. “Inicialmente, pensaram que eu teria de fazer um canal, mas não foi necessário. De qualquer forma, fui prontamente atendida após acionar o seguro-viagem EASY.”, acrescenta.

Marilene afirma, ainda, que ter a oportunidade de consultar um médico indicado pelo seguro a deixou confiante de que o seu problema seria atendido por um profissional competente. “Se eu não tivesse um seguro-viagem no qual confiasse, teria de esperar chegar ao Brasil para ser atendida, o que seria muito incômodo. Dor de dente, no frio de Vancouver? Eu não iria suportar”, diz Marilene.

Está com viagem marcada para o exterior? Faça já o seu seguro-viagem internacional EASY e evite preocupações no exterior!

EASY - Seguro Viagem Internacional

EASY - Seguro Viagem Internacional

Desde 1961, o seguro viagem EASY possui a mais completa cobertura para oferecer a você serviços essenciais durante a sua viagem. O EASY conta com a chancela da OMINT, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com estrutura médica própria - muito mais do que apenas uma seguradora. Você conta com atendimento 24 horas, em português, feito por uma equipe completa de especialistas em saúde, além do suporte de médicos brasileiros.

Deixe uma resposta